Muitas novidads chegando agora final de abril início de maio na Valer. Vem conferir alguns títulos:
Estação Radiant, de Margarida Campos
Nessa viagem por Manaus, nos ônibus de madeira dos anos finais das décadas de 1940 a 1969, o leitor percorre uma cidade ordenada e pacata, com instalações ainda preservadas, reflexo de uma sociedade de classe média e de valores moldados por um ensino público de qualidade, apesar da crise econômica oriunda da queda do comércio exportador da borracha. Logo, o percurso é outro, reconfigurado por rupturas radicais e definitivas. O leitor atento, então, testemunha a destruição da estrutura urbanística, dos espaços públicos de referência e dos recursos naturais, características únicas da paisagem e dos modos de tocar a vida dos manauenses. É a desconstrução da cidade pelo fenômeno da Zona Franca, modelo econômico implantado sem a sustentação de um planejamento estratégico participativo, racionalizador de decisões e implementador de metodologias que evitam ou reduzem erros, equívocos e impactos negativos na realidade, objeto de intervenção. Disso resulta, uma cidade entregue à própria sorte em um território de
oportunistas e aventureiros de todos os matizes.
Bento Aranha, de Luís Balkar
É direito de um povo o conhecimento da sua história. Nesse sentido, cabe aos historiadores trazer à luz fatos e personalidades fundamentais para consolidar o conhecimento e permitir a compreensão das singularidades registradas na sua linha do tempo. Nesta obra, temos, a partir de uma ampla perspectiva, fatos, decisões e ações de um jornalista respeitável e um político visionário, cuja atividade repercutiu em todo o país.
Balkar reúne textos publicados por Bento Aranha, que nos dão um pedaço significativo da história do Norte brasileiro. Uma leitura que chega em boa hora.
Cantos e danças - Sateré-Mawé, de Clarinda Ramos
Clarinda Ramos faz parte do grupo de indígenas brasileiros que dominam a Língua Portuguesa e têm preparação acadêmica. Nesta obra, a autora, após uma longa trajetória na cidade, retorna à sua comunidade original para levar conhecimentos e recolher o que permanece adormecido na memória dos seus parentes.
O casamento civil entre pares homoafetivos, de Yone Chagas
O planeta completa mais uma volta, trazendo mudanças significativas que diferenciam o final dos séculos XX e XXI. Uma das mais impactantes é a que trata de gênero. Neste livro, acompanhamos um estudo que nos apresenta o histórico, com debates e documentos, sobre uma das questões mais relevantes: O casamento civil entre os pares homoafetivos.
Nossa vida de pedreiro, de Maurício Murayama
Nossa vida de pedreiro desafia-nos a refletir sobre situações do cotidiano, que por vezes nos trazem questionamentos que parecem complexos, mas na realidade podem ser de simples entendimento. O humor faz parte do seu dia a dia e deste livro, tornando tudo mais leve e divertido, apesar das provocações e reflexões muitas vezes doloridas.
PARA ADQUIRIR AS OBRAS, BASTA ACESSAR: WWW.EDITORAVALER.COM.BR
Nenhum comentário:
Postar um comentário