Lançamento revela as raízes históricas e literárias da Amazônia andina e seus reflexos na Pan-Amazônia.
No dia 4 de setembro, às 17h30, o Salão de Eventos da Valer Teatro promove o lançamento do livro ‘Monumenta Amazónica: formação do pensamento social da Amazônia peruana', de Freddy Orlando Espinoza Cárdenas, professor da Universidade do Estado do Amazonas. A obra integra a coleção Reflexões Amazônicas e se dedica a discutir como a Amazônia foi retratada nos primeiros registros escritos que circularam no mundo ocidental.
De acordo com Neiza Teixeira, coordenadora editorial da Valer, a obra é importante no conjunto da Coleção Reflexões Amazônicas, tendo em vista que oferece a visão mais ampliada dos olhares dirigidos para uma região que despontava para o mundo ocidental.
"Cárdenas apresenta as obras iniciais que cumpriram a necessidade da Europa ocidental de conhecer o mundo no qual seus homens pisavam pela primeira vez. O autor estabelece um corpus de literatura relevante sobre a região amazônica, a fim de mostrar o pensamento social da Amazônia peruana", ressaltou Neiza.
Sobre a obra
'Formação do pensamento social da Amazônia Peruana' mergulha nas primeiras representações literárias e históricas da região andina, mostrando como relatos de conquistadores, missionários, governantes, viajantes e naturalistas moldaram o olhar ocidental sobre a Amazônia. Esses registros, muitas vezes atravessados por visões coloniais e projetos de dominação, são revisitados por Cárdenas de forma crítica, revelando não apenas os mecanismos de poder, mas também os fios de resistência que persistem nas vozes indígenas.
O livro reconstrói um mosaico de experiências: os discursos civilizatórios impostos pela fé cristã, as contradições do Estado colonial, os encantamentos e apropriações científicas dos naturalistas, as concessões de terras amazônicas a interesses estrangeiros, e, sobretudo, a força daqueles que se opuseram à lógica eurocêntrica. Ao costurar essas narrativas, Cárdenas mostra como o pensamento social sobre a Amazônia não pode ser compreendido apenas como passado, mas como uma chave de leitura para os dilemas contemporâneos da Pan-Amazônia.
Sobre o autor
Freddy Orlando Espinoza Cárdenas é professor da Universidade do Estado do Amazonas. Graduado em Letras – Língua Portuguesa pela Universidade Federal do Amazonas (2000), é mestre em Estudios Amazónicos pela Universidad Nacional de Colombia (2010) e doutor em Sociedade e Cultura na Amazônia pela Universidade Federal do Amazonas (2022). Sua trajetória acadêmica tem como foco as intersecções entre literatura, história e pensamento social na Pan-Amazônia.
Serviços
• Lançamento do livro 'Monumenta Amazónica: formação do Pensamento Social da Amazônia Peruana'
• Data: 4 de setembro de 2025
• Horário: 17h30
• Local: Salão de Eventos da Valer Teatro
• Entrada gratuita
Nenhum comentário:
Postar um comentário