A primeira montagem brasileira da ópera Anna Bolena, de Gaetano Donizetti, produzida em Manaus, estreou no palco do Teatro Amazonas, no domingo (30), no 25.° Festival Amazonas de Ópera (FAO). A temporada de óperas de 2023, iniciou no dia 21 de abril e se estende até 28 de maio.
A ópera Anna Bolena, baseada no livro italiano de Felice Romani, narra a vida da segunda esposa do rei da Inglaterra, Henrique VIII. No Brasil, foi encenada apenas uma vez, em 1844, com uma produção italiana.
O resgate histórico do título, no 25.° Festival Amazonas de Ópera, tem a direção musical do maestro Marcelo de Jesus. Ele se diz honrado pela missão, justamente no ano em que uma das grandes intérpretes de Anna Bolena, a soprano Maria Callas, completaria um centenário.
Para quem quiser saber um pouco mais sobre a vida e quem foi Ana Bolena, a editora Valer publicou um livro, intitulado 'ANA BOLENA', de Bruna Chíxaro, com ilustrações de Irena Freitas.
O livro resgata os principais acontecimentos que marcaram a trajetória de Ana Bolena. São ressaltados particularmente aspectos relevantes de sua personalidade, sua inteligência e atitude, sobretudo seu temperamento altivo e poder na Dinastia Tudor. Os leitores são conduzidos para a história, exercitando a fantasia, a reflexão e a compreensão do homem. (Clique aqui para adquirir a obra)
O 25.º Festival Amazonas de
Ópera é uma realização do governo do Estado, por meio da Secretaria de Cultura
e Economia Criativa e da Agência Amazonense de Desenvolvimento Cultural (AADC),
com patrocínio master do Bradesco e apoio cultural do Grupo Atem, além da
aprovação na Lei de Incentivo à Cultura.
Programação
“Anna Bolena”, de Gaetano Donizetti (1797 – 1848)
30 de abril, às 19 h / 5 e 20 de maio, 20 h
Coral do Amazonas
Amazonas Filarmônica
Direção Musical e Regência: Marcelo de Jesus
Nenhum comentário:
Postar um comentário